quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Como Instalar sensores de presença

COMO INSTALAR SENSORES DE PRESENÇA.

 

 

Hoje senhores e senhoras, vamos aprender a instalar sensores de presença, que são aqueles aparelhinhos que vemos no teto próximos as lâmpadas, ou nas paredes de escadaria proximos as voltas da espiral da escada onde ficam os patamares.

 

                                         Passo a passo

 

 

 

1-) Primeiro voce deverá escolher o(s) sensor(es) mais indicado para o seu caso.Os mais usados são os sensores de infla-vermelho, pois são mais simples de serem instalados.Como diz o nome, ele detecta a presença de qualquer coisa que atravesse seu campo de atuação que em geral é de 180 Graus radianos.O raio é emitido abrangendo todo o campo visível e, a presença de qualquer coisa que se movimente dentro do campo de atuação, acionará seu dispositivo acendendo a luz ou outro aparelho qualquer como campainhas e sirenes de alerta que a ele estejam ligados. È muito leve e fácil de instalar e facilmente encontrado nas boas lojas de materiais elétricos.Sua capacidade é importante.Em geral aguentam lampadas ou aparelhos de até hum mil wats de potencia (lampadas, sirenes e outros aparelhos. Aqui vamos aprender como utilizá-los em lâmpadas incandecentes, pois não se prestam a outros tipos de lampadas, como vapor de mercúrio, sódio metálicos, e fluorescentes e isto inclui a fluorescentes compactas; visto serem estes tipos de lâmpadas feitas para longo tempo de uso tanto durante o dia como a noite. O uso de sensores neste tipo de lâmpada diminue o tempo de vida das mesmas.). Para saber quantas lampadas vc pode usar, é so dividir a capacidade do sensor, pela potencia do aparelho ou lampada que irá acionar. Exemplo: 1000/100=10, ou seja; um sensor de 1000 W para 10 lâmpadas de 100W cada, que deverão ser ligadas em “paralelos”.

 

2-)Uma vez escolhido os sensores,no caso infla-vermelhos;vc deverá escolher o local onde ele será instalado e quantas lãmpadas ele irá acionar.Se nun longo corredor após a subida de uma escada;ele deverá estar no inicio da escada ligando todas as lâmpadas do corredor antes que a pessoa  ou qualquer coisa que se mova no seu raio de atuação ,saia do campo de atuação de um outro sensor colocado no patarma anterior da escada;ou seja,quando a pessoa estiver no patamar ele detectará a presença e iluminará o local antes que a pessoa alcance ele.Voce deverá ter esta sensibilidade na hora de ecolher o local.Uma vez escolhido o local adequado, ”mãos a massa”.

 

3-) Ferramentas serem usadas:Alicate de elétrica(com isolamento ideal)um faca de porte pequeno sem ponta (nunca use estiletes)Chaves de fendas média,furadeira de impacto(para tijolos e concreto)e blocas de vídea de 2,5 mm e um voltimetro comum com led.

 

4-)Materiais a serem usados:Sensor infla-vermelho,fios na bitola(Em geral a bitola do fio vai depender da carga do circuito.Fios 1,5 mm suportam até 1200 W de potencia nominal; e extensão desejada(isso vai depender do campo de atuação do sensor e quantas lâmpadas ele irá acionar.no final deste artigo ,vou colocar esquema de instalação e uma tabela dee bitolas de fios a serem usadas em função da potencia do circuito e de sua  etensão)Um disjuntor para o circuito com capacidade para a amperagem do mesmo.Fita isolante de boa qualidade, buchas e parafusos de 2,5 mm.se for um interruptor paralelo vc deverá pegar o fio fase vindo do interruptor,

Seccioná-lo (cortá-lo), uma das pontas será ligada a um fio do sensor e a outra ao outro fio do mesmo.

5-)Caso suas Lãmpadas já estejam instaladas(desligue-o antes de iniciar qualquer trabalho)já existe um circuito pra elas;portanto vc terá apenas que pegar o o inicio do circuito e intalar os fios do sensor e ligá-los ao circuito vindo do disjuntor ou interruptor das mesmas.Furar o a parede ou o teto, colocar a bucha e aparafusar o sensor a parede ou teto.Fácil, não?

Para o caso de não haver circuito já pronto, vc deverá instalar um disjuntor no quadro secundário do pavimento (andar) e a partir do disjuntor colo car o circuito, se interno vc terá que usar uma fita “passa-fio” pela tubulação que vai até o interruptor paralelo ou simples, usando vazelina nos fios(vc vai precisar de mais alguem pra esta tarefa,um para empurra os fios na tubulação enquanto outro puxa a fita “passa fio”.(Procure usar cabos flexiveis,nunca use fio rígido)em lugar de emendar os fios use conectores plasticos ou cerâmicos apropriados,pois cabos flexiveis precisam disto caso contrário vc terá que estanhar as pontas com ferro de estanhar e e estanho.(isto evita curto-circuitos caso pontinhas do cabinho fiquem soltas o que poderá ocasionar acidentes quando voce estiver instalando ou até mesmo posteriormente.(lembre-se eletricidade é coisa com que não se deve brincar.nunca toque em fios descascados com as mãos nua,nunca “experimente”usar seus dedos como detector de corrente, Voltímetros custam baratos e são feitos para isto ;voce poderá sofrer um acidente até mesmo fatal.).

      Uma vez intalado(s)o(s)sensores,ligue o disjuntor do circuito.se o mesmo estiver ligado a interruptores,deixe sempre o interruptor na posição “ligado”pois uma vez desligado o interruptor ou interruptores seu sensor tambem estará desligado e não funcionará.

      Pronto ,recolhas ferramentas,limpe a área de trabalho e tome um bom banho de chuveiro,vc deve estar além de cansado todo sujo.

 

 

 

 

 

 

Sensor de Presença para Iluminação 
Modelo: Teto (SPT0ST)

O Sensor de Presença de Teto é um comando inteligente que se destina ao acionamento de cargas temporizadas. Detecta a movimentação de fontes de calor como pessoas e carros, através de um sensor infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado. É ideal para o controle de iluminação de garagens, entradas de acesso, recepções, depósitos, almoxarifados e demais ambientes internos de residências, escritórios, condomínios, indústrias, hotéis e órgãos públicos.

Características Funcionais:

• Economia de energia de ~20 a 75%
• Aceita chamada auxiliar - interruptor tipo pulsador
• Alcance : 2,4m (altura) - 7m (diâmetro)
3,7m (altura) - 11m (diâmetro)
• Cobertura de : 360º
• Comanda qualquer tipo de lâmpada
• Funções de Programação - tempo, nível de luz ambiente e sensibilidade
• Recontagem de tempo automática pelo sensoriamento constante
• Proteção através de fusível
• Tecnologia SMD - microcontrolado
• LED indicador de funcionamento
• Utilizar em ambientes internos

Especificações Técnicas:

• Tensão: 100-240 V / 50-60Hz bi-volt automático
• Potência:

Tipo de lâmpada

Incandescente

Fluorescente

220V

1200W

600W

127V

600W

300W

• Peso: 94 gramas
• Dimensões: (97H x 57L x 87P) mm
• Material: ABS
• Cor: Branco
• Modelo: SPT0ST

Instalação:

Instalar no teto ou a uma altura máxima de 4 metros do piso. Na instalação posicionar o sensor levando em consideração as zonas-feixes frontais e tangenciais (conforme figuras: Padrão Visão de Topo e Lateral). O sensor infravermelho passivo PIR funciona comparando a temperatura quando é transposto pelo menos dois feixes (tangencial) e/ou duas zonas (frontal), de modo que, indo na direção frontal a detecção situa-se nas zonas C, B e A (menor alcance). Lembre-se que o foco da lente é angular (360º), ou seja, à medida que a distância linear aumenta também aumenta a distância entre os feixes (tangencial), podendo atingir cerca de 1,00m num raio de 3,7 metros, reduzindo assim a distância de detecção, por exemplo, num corredor.

Ao receber a primeira carga de energia elétrica a lâmpada pisca 1 vez indicando a inicialização do sistema, levando aproximadamente 1 minuto para completar o ciclo.

Uma vez a inicialização completada o Sensor de Presença já estará funcionando com a 

Ai etá todas as caracteristicas técnicas de um excelente sensor de presença.

 

 Té o próximo “fAÇA VOCE MESMO”

10 comentários:

Unknown disse...

gostei das informaçoes!mas todos os tipos de sensores podem ser ligados em estalaçoes 125 ou 225?

Unknown disse...

Gostei das informações, pois estou começando o curso de eletricita predial e fiquei muito grato, porem não aparece a figura

Unknown disse...

Gostei das informações, pois estou começando o curso de eletricita predial e fiquei muito grato, porem não aparece a figura

sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sergio disse...

Muito bacana,a explicação porém, nunca ouvi falar de "infla-vermelho", o meu amigo corrige isso porque isso ñ existe!!! infla significa: Dilatar, enchendo de ar, de gás: inflar as bochechas.
Avolumar, fazer crescer, inchar.
Estar inflado de orgulho, estar cheio dele.
aumentar de volume, intumescer.E vc ainda acrescenta o hífem ai chutou a canela !!!! Valeu.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquina Menezes Dias disse...

Esses sensores de presença material elétrico é show de bola.